Astrônomos descobrem um estranho planeta solitário: 'PSO J318.5-22'


Uma equipe internacional de astrônomos fez uma curiosa descoberta enquanto realizava um estudo de rotina.


Encontraram um planeta solitário, isolado da orbita de qualquer estrela, bem próximo da Terra. Situado há apenas 80 anos luz do globo terrestre, o "planeta vagabundo", batizado como ‘PSO J318.5-22’, conta com uma massa seis vezes maior que a de Júpiter e, astronomicamente falando, uma vida recente, estimada em 12 milhões de anos. 

"Nunca tínhamos visto um objeto a flutuar livremente no espaço com esse aspecto. Tem todas as características dos jovens planetas descobertos ao redor de outras estrelas, mas vagueia completamente só", disse o chefe da equipe de pesquisadores, Michael Liu, do Instituto de Astronomia da Universidade do Hawai, em Manoa. "Questionei-me muitas vezes se esses objetos solitários existiriam e agora sabemos que sim", acrescentou.

Os astrônomos afirmaram que o planeta possui características bastante semelhantes à dos planetas gasosos gigantes que geralmente orbitam em torno de estrelas jovens, porém, este vaga solitário e à deriva. Nas últimas décadas, dezenas de planetas extra-solares foram descobertos mas, no entanto, o ‘PSO J318.5-22’ é um dos pouquíssimos que foi encontrado através de observação direta, justamente por não estar próximo de nenhuma estrela.


Fonte: Astronomy

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários :

Fan Page!

Twitter




Faça Parte!

Arquivos