A arte sombria de Zdzislaw Beksinski


Belo e Bizarro


Segundo sua história, todas as pinturas são baseadas em pesadelos, e nenhum quadro tem nome.

Zdzislaw Beksinski foi um pintor polonês dos anos 80, que morreu ainda relativamente desconhecido pelo mundo, apesar de possuir técnicas impressionantes para a época. Ele chegou a trabalhar como supervisor de construção durante muitos anos, mas odiava seu trabalho, e tinha como hobbie tirar fotografias de situações perturbadoras, como bonecas despedaçadas e rostos cobertos de faixas.

Certa noite Beksinki se levantou e começou a pintar no meio da noite. O que se conta é que Beksinki tinha muitos pesadelos com visões do inferno e de corpos mortos, e de alguma forma ele tentava transmitir isso em sua arte. “Eu tento pintar o que vejo em meus sonhos como se fosse fotos” foi sua declaração.

Mesmo sem ter tido nenhuma formação artística, seus quadros extremamente realistas foram e ainda são muito estudados. Beksinski utilizava fios, metal e outros materiais em suas pinturas e esculturas. E por vezes parecia tentar ilustrar relações sexuais bizarras entre suas criaturas.

Apesar de suas pinturas vibrarem em cor, textura e realismo, o artista ainda acreditava que não havia conseguido alcançar a profundidade real do que queria transmitir.

Sua primeira exibição, em 1964, foi um sucesso na Polônia e Beksinki conseguiu vender todos os seus quadros, mas seu período de maior inspiração foi com certeza os meios de 1980, conhecido como “período fantástico” de onde veio o maior número dos quadros retratados aqui, e o período onde Beksinki conseguiu muitos fãs na França, Estados Unidos, Japão e Europa.

O artista teve uma vida trágica que foi uma de suas muitas inspirações na arte. Sua esposa, Zofia, morreu em 1998 e seu filho Tomasz, que era apresentador de rádio, cometeu suicídio poucos anos depois. O próprio Beksinski morreu em 2005, aos 75 anos, assassinado com 17 facadas.

Segue abaixo alguns de seus trabalhos:


























Site: Beksinski
Museu Virtual: Galeria Beksinski
Outras imagens no Google: Zdzislaw Beksinski

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

3 comentários :

  1. Eu fiquei mais de mia hora deixando o povo no vácuo no face vendo essas imagens. Que perfeição, que técnica! De certa forma me envolvi com o clima assustador das obras dele... Acho que já tenho um artista preferido rsrs
    Adorei o post. são poucos os blogs que trazem temas como esse. Imprevisível mesmo *--*
    Vou estar sempre por aqui
    ...Me segue? Realizando Nostalgias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou!
      Realmente é uma arte muito intrigante, algumas imagens dá até arrepios se você observar bem.
      Já estou lhe seguindo. ;)
      Obrigada pela visita, volte sempre! :)

      Excluir
  2. queria desenhar assim ou melhor rsrsr :(

    ResponderExcluir

Se você não tiver conta de identificação, para não sair anônimo, não esqueça de colocar o seu nome.

Obrigada por comentar!

Fan Page!

Twitter




Faça Parte!

Arquivos