Son Doong: a caverna mais intrigante do Mundo


Son Doong é uma caverna localizada na província de Quang Binh, Vietnã, 500 quilômetros ao sul de Hanói, As duas cavidades se encontram no Parque Nacional de Phong Nha-Kẻ Bàng, declarado patrimônio da humanidade pela Unesco em 2003. (Wikipédia)


A maior caverna do mundo? Sabemos onde fica: no Vietnã. E não! Durante a Guerra do Vietnã por lá ninguém se escondeu na Hang Son Doong, pois ela só foi descoberta em 1991 perto da fronteira do Laos, agora no batizado Phong Nha-K? Bàng National Park. 
Um assobio assustador vem de dentro da enorme, gigantesca entrada, ou melhor, portal de 1,6 quilômetro (tem nome também, Hang En).

Trata-se de um zumbido criado pelo largo rio subterrâneo de águas rápidas, o Rao Thuong River, que reverbera pelas paredes e se transforma em pequenos lagos ao longo de seu caminho nos meses secos. É um mundo perdido em quatro quilômetros de extensão, 91 metros de largura e 240 de altura – é grande o suficiente para acomodar um prédio de 40 andares.


Que tal? Você é um aventureiro, quer ir até lá?

Os pesquisadores ingleses Howard e Deb Limbert ficaram quatro dias por lá, em 2009, mas foram “barrados” por uma parede de calcita. Por isso grande parte da caverna continua inexplorada.

Alguns buracos que passam luz do dia foram criados por quedas de pedras gigantescas (do tamanho de prédios) do teto. Mas é mesmo a maior caverna? Existe o longo sistema de cavernas Mammoth nos Estados Unidos, a profundíssima Krubera-Voronja na Georgia ou a atual recordista Deer Cave, na Malásia, mas nenhuma se compara com a enormidade em conjunto da Hang Son Doong.

Em um dos skylights (buracos a partir do topo das montanhas da caverna), praticamente uma selva se instalou no entorno. Apesar de descoberta no começo dos anos 1990, foi somente em 2009 com uma expedição especializada inglesa que Hang Son Doong se tornou pública.

Para visitar é preciso bons conhecimentos de rapel e trekking, sem contar com um guia que conheça bem o local. Mais informações sobre autorizações e guias você encontra aqui.

Será que ele foi habitado ou usado como esconderijo por algum povo desconhecido?

Vamos apreciar sua beleza natural, que é incrível:














Fonte: Pega e Vai

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários :

Fan Page!

Twitter




Faça Parte!

Arquivos